O que significa “olhar para Jesus”?

 


“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé” 

(Hebreus 12.2).

A Bíblia fala que devemos olhar para Jesus, autor e consumador de nossa fé. No entanto, poucos sabem o que, de fato, isso representa para a vida cristã. Neste post, à luz das Escrituras Sagradas, mostramos o que significar “olhar para Jesus”.

1. Olhar para Jesus é tê-lo como nosso maior exemplo no contexto cristão: na comunhão com Deus, na oração, no amor, no perdão, nos relacionamentos, nas perseguições, na tentação. Quem olha para Jesus nunca vai vacilar na fé, pois a sua vida nos inspira a viver na fé que uma vez nos foi dada (Judas 3). Quem tem outra pessoa, além de Jesus, como exemplo, está sujeito à decepção e vergonha, pois, como nos ensina as Escrituras, o que há de melhor no ser humano não passa de “trapos da imundícia” (Isaías 64.6). Isso não quer dizer, necessariamente, que não devemos admirar certas pessoas por sua conduta e exemplo de vida cristã, mas apenas dizer que as Escrituras apresentam Jesus como o nosso exemplo maior. Assim, se os nossos olhos estiverem voltados para ele, nunca encontraremos motivos para decepção, nem para nos afastarmos dos caminhos de Deus, abandonando a fé evangélica. Portanto, “olhar para Jesus” significa tê-lo como nosso maior exemplo de homem, sem corrermos o risco de sermos decepcionados.

2. Olhar para Jesus é vislumbrar o futuro que Deus reservou para os crentes em Cristo. O texto sagrado nos mostra que Jesus suportou a cruz e a afronta para poder se assentar à destra de Deus (Hebreus 12.2). Em outras palavras, para desfrutar da glória e do poder que hoje tem, Jesus precisou suportar o sofrimento a que foi exposto na sua humanidade. Assim, compreendemos que, para desfrutarmos da glória que Deus tem reservado para nós na eternidade, precisamos, à semelhança de Jesus, resistir. Resistir ao pecado que nos rodeia, às afrontas a que o mundo nos impõe em razão da nossa fé em Jesus, às perseguições que, em várias partes do mundo, fazem parte do dia a dia de muitos crentes em Jesus, às seduções modernas que tentam nos desviar da comunhão com Deus. Portanto, “olhar para Jesus” também significar viver uma vida de resiliência durante a nossa caminhada cristã neste mundo, na certeza de que Deus nos fará participar de sua glória.

Portanto, “olhar para Jesus” não é mais um modismo que, vez por outra, surge no meio evangélico, mas uma necessidade espiritual que deve fazer parte da vida diária de todo seguidor de Cristo. É “olhando para Jesus” que compreendemos que tudo neste mundo é passageiro, mas a glória que Deus reservou para os seus é eterna. A Bíblia ainda fala!

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato