A importância da fé para a vida cristã

 


“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem” 

(Hebreus 11.1).

A Bíblia fala sobre a fé, apresentando-a como elemento essencial à vida cristã, pois é por meio dela que nos relacionamos com Deus.  Neste post, mostramos quatro motivos que evidenciam a importância da fé para a vida cristã.

1. É por maio da fé que nos relacionamos com Deus e lhe agradamos. O texto sagrado pontua: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hebreus 11.6). Assim, crer na existência de Deus, buscá-lo e usufruir de suas bênçãos, numa verdadeira vida de comunhão com ele, é uma questão de fé, não de méritos humanos. A fé, então, torna-se essencial para nos relacionarmos com Deus.

2. É por meio da fé que aceitamos a vontade de Deus para as nossas vidas. O texto sagrado salienta: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu” (Hebreus 11. 8). Desse modo, entendemos que é pela fé que aceitamos a vontade de Deus e a ela nos submetemos, acreditando que Deus tem o melhor para nó, ainda que as circunstâncias indiquem o contrário. É pela fé, portanto, que obedecemos a Deus, ao que ele nos ensina em sua Palavra, na certeza de que, agindo assim, estamos lhe agradando e vivendo para a sua glória.

3. É por meio da fé que cremos nas promessas de Deus para as nossas vidas. O texto sagrado diz: “Pela fé, também, a própria Sara, apesar de não poder ter filhos e já ser idosa, recebeu poder para ser mãe, pois considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa” (Hebreus 11.11). Assim, promessas como a que fala do cuidado de Deus para a nossa vida diária (Hebreus 13.5), ou para a vida coletiva da igreja, como a do arrebatamento (João 14.2,3), só podem ser aceitas pela fé, pois contrariam a lógica humana. Logo, a fé nos faz crer que Deus há de cumprir tudo aquilo que prometeu ao seu povo, seja para a vida pessoal de cada crente em Cristo, seja para a vida coletiva da igreja.

4. É por meio da fé que devemos tomar decisões difíceis na vida, como nos ensina o texto sagrado: “Pela fé, Moisés, sendo homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado” (Hebreus 11.24,25). Sendo assim, diante de uma decisão, seja ela relacionada à nossa vida pessoal ou à nossa vida com Deus, precisamos da fé, compreendendo que, aquilo que aparentemente se traduz em perda para nós, pode nos beneficiar futuramente, desde que escolhamos permanecer dentro da vontade de Deus para as nossas vidas. A fé, portanto, é fundamental para os momentos em que precisamos tomar decisões no nosso dia a dia, principalmente quando são decisões difíceis.

Portanto, vemos que a fé é de extrema importância para a vida cristã, sendo o resultado da ação do Espírito Santo em nossas vidas, quando estamos em contato com a Palavra de Deus (Romanos 10.17) e quando a ele nos entregamos e o deixamos atuar em nós e por nós. A Bíblia ainda fala!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato