Cinco Características do tolo

 


“O homem prudente encobre o conhecimento, mas o coração dos tolos proclama a estultícia”

(Provérbios 12.23)

A Bíblia fala sobre o tolo. No contexto de Provérbios, o tolo é caracterizado por ser uma pessoa desprovida de entendimento em relação a algumas coisas da vida, principalmente da vida relacional, isto é, de sua relação com as pessoas. Neste post, apresentamos cinco características de uma pessoa tola.

1. O tolo não tem interesse pelo aprendizado, como sugere o texto sagrado: “Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender”  (Provérbios 1.7), pois acha que já sabe o suficiente, podendo instruir os outros. No entanto, suas ações e atitudes revelam o oposto, mostrando que o desprezo à sabedoria é uma atitude tola que priva a pessoa do conhecimento.

2. O tolo só aceita suas ideias e opiniões, como sinaliza o texto sagrado: “O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões” (Provérbios 18.2). Ele não para escutar os outros. Ele não reflete sobre as circunstâncias ao seu redor, ele não pesquisa, nem busca conhecer os fatos ao seu redor. Só se preocupa em falar, em expor sua opinião, como se ela fosse a mais correta, coerente e inerrante. Com isso, o tolo despreza o conhecimento que outras pessoas possuem, distanciando-se dele.

3. O tolo vive em constantes discussões e debates inúteis, como sugere o texto bíblico: “Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido” (Provérbios 20.3). Assim, é comum ao tolo se envolver em questões pessoas de outras pessoas, sem entender seus limites. Ele critica, sugere, rebate, sem entender que não é bem aceito ali, sequer tem autoridade para tal. Com isso, o tolo cria situações constrangedoras para si mesmo, por se envolver em questões que não lhe dizem respeito.

4. O tolo não é discreto, nem sabe guardar os segredos de seu coração, isto é, as experiências que passa no seu cotidiano, como revela o texto sagrado: “O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim” (Provérbios 29.11). Sendo assim, o tolo não compreender as regras da vida em sociedade, as regras das relações interpessoais, nem entende que há pessoas más e interesseiras ao seu redor que podem prejudicá-lo. Achar que pode contar todas as suas experiências pessoais a qualquer pessoa é, de fato, uma verdadeira tolice.

5. O tolo não reconhece uma situação de perigo, Ele se enfurece, se acha valente, acreditando que pode enfrentá-la. O texto bíblico diz: “O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro”  (Provérbios 14.16). Por isso, o tolo está sempre envolvido em situações escorregadias, suflando nas ondas do perigo, sem saber que pode ser tragado por elas.

Portanto, não sejamos tolos, mas sensatos, buscando na Palavra de Deus sabedoria para vivermos no nosso dia a dia para a glória de Deus. A Bíblia ainda fala!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato