O líder cristão deve ser irrepreensível

 


“É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível”

(1 Timóteo 3.2).

A Bíblia fala que aquele que exerce uma posição de liderança na igreja e na obra de Deus deve possuir algumas qualidades previamente determinadas pela Palavra do Senhor, conforme lemos em 1Timóteo 3. Uma delas – de suma importância – é ser irrepreensível. Um líder irrepreensível não é um líder perfeito, mas alguém que vive a vida cristã de forma correta e equilibrada, pautada na Palavra de Deus. Neste post, com base no texto bíblico supracitado, mostramos como o líder cristão deve viver de forma irrepreensível:

1. O líder cristão dever ser irrepreensível na sua vida pessoal, tendo uma conduta diária e um testemunho cristão que em nada o desabone. Assim, a moderação, a sensatez, a modéstia, a sobriedade, a vigilância devem fazer parte de suas ações cotidianas no exercício de sua vocação como líder. Também é essencial ao líder que viva distante da avareza para não ter a sua liderança comprometida aos olhos da igreja e da sociedade (1 Timóteo 3.2,3).

2. O líder cristão dever ser irrepreensível na sua vida familiar, tendo uma conduta diária e um testemunho cristão que o deixem em condições de assumir sua posição de líder na obra de Deus. Desse modo, seu relacionamento conjugal e a forma como cria os filhos devem servir de inspiração e exemplo para as pessoas ao seu redor. Em outras palavras, a sua vida conjugal e familiar não pode ser marcada por abuso, violência, indisciplina ou escândalo, mas por amor, respeito e união incondicional (1Timóteo 3.4,5; 1 Pedro 3.12).

3. O líder cristão deve ser irrepreensível nos seus relacionamentos pessoais, tendo uma conduta diária e um testemunho cristão que o possibilitem a exercer sua liderança com pleno fluxo da Palavra de Deus e boa aceitação entre aqueles com quem se relaciona. Sendo assim – e no que depender de si - o líder deve evitar conflitos com outras pessoas e se abster de qualquer conduta violenta ou desrespeitosa nos seus relacionamentos, procurando ser acolhedor, honesto, respeitoso e apto para ensinar (1 Timóteo 3.3,7).

Portanto, enfatizamos que Deus não espera que o líder cristão seja perfeito, mas que seja apenas irrepreensível na sua conduta diária, vivendo em função da glória de Deus e da propagação de sua Palavra. A Bíblia ainda fala!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato