O que aprendemos com o encontro da rainha de Sabá com o rei Salomão?

 


“Quando a rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis”

(1Reis 10.1)

A Bíblia fala sobre um encontro de uma rainha com o rei Salomão. Seu nome não é mencionado na Bíblia, mas sabe-se que ela veio com uma grande comitiva de Sabá – um país que, provavelmente, hoje corresponda à Arábia Saudita ou ao Iêmer, países africanos. Durante os dias de sua estada no palácio real, a rainha ficou encantada não somente com a sabedoria de Salomão, mas também com todas as coisas que presenciava ali: “o palácio que ele havia construído, a comida que era servida na mesa dele, o lugar dos seus oficiais, o serviço dos seus criados e os trajes deles, seus copeiros, e o holocausto que oferecia na Casa do Senhor” (1 Reis 10.4,5). Neste post, considerando que o reino de Salomão prefigura o reino futuro de Cristo, como se depreende do Salmo 72, enfatizamos três lições que extraímos desse evento.

1. A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão mesmo morando num país distante (1 Reis 10.1). Do mesmo modo, os povos ouvirão falar de Jesus, de sua justiça, de sua majestade e glória quando estiver reinando na terra, durante o seu reino milenar. Nessa época, “a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11.9) e, assim, todos saberão que um Rei justo e eterno reina sobre as nações, até mesmo aqueles que habitarem as mais longínquas regiões da terra (Salmos 72.9).

2. A rainha de Sabá precisava de respostas para as indagações de sua vida, por isso foi ao encontro de Salomão, expondo “tudo que trazia em sua mente” (1 Reis 10.2). Assim como a rainha de Sabá, os governantes da terra irão ao encontro de Jesus quando ele estiver no seu trono terreno, em Jerusalém, governando o mundo. O texto sagrado afirma: “E todos os reis se prostrarão diante dele; todas as nações o servirão” (Salmos 72.11). Eles procurarão Jesus para aprender sobre a sua justiça e retidão (Isaías 51.5), tendo plena certeza de que Jesus é maior do que Salomão (Mateus 12.42).

3. A rainha de Sabá bendisse e glorificou a Deus por tudo que presenciou na vida e no reino de Salomão (1 Reis 10.9). Assim também, durante o reinado de Cristo aqui na terra por mil anos, Deus será grandemente glorificado em razão da magnificência da pessoa de Jesus e da glória do seu reino, que será gracioso, verdadeiro, pacífico e justo (Salmos 85.10,11). As pessoas participarão desse reino adorando a Jesus e bendizendo a Deus por tudo que presenciarem e vivenciarem no reino glorioso de Cristo (Salmos 72.19).

Portanto, se Salomão – falho e fraco como era – foi capaz de atrair a atenção de uma rainha de um país longínquo, imagine como será quando Jesus estiver reinando sobre a terra! Certamente, a sua glória e majestade deixarão a todos encantados; a sua santidade e justiça percorrerão a terra e atrairão a atenção de todos, pois ele é o Filho de Deus, o grande Rei e Senhor. A Bíblia ainda fala!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato