Como o mundo se prepara para o reino do Anticristo

 

“Este é o espírito do anticristo, a respeito do qual vocês ouviram dizer que viria e que agora já está no mundo” 

(1 João 4,3).

A Bíblia fala sobre o Anticristo, o homem do pecado que, no período da Tribulação, será o ditador mundial. Nesse período da história mundial, sob a influência de Satanás, ele fará “sinais e prodígios de mentira” (2 Tessalonicenses 2.9), angariando para si respeito, admiração e adoração. Olhando para os acontecimentos em nossa volta, observamos como o mundo está se preparando para receber esse homem que, cheio de orgulho, à semelhança de Satanás, desejará ser igual a Deus (2 Tessalonicenses 2.4). Neste post, sem querer esgotar o assunto, apresentamos quatro acontecimentos que evidenciam como o mundo está se preparando para o surgimento do Anticristo.

1. O processo de globalização

Atualmente, graças à globalização, todos os países do globo se relacionam entre si, tornando-se mutuamente dependentes, sobretudo do ponto de vista econômico. Assim, a globalização é um fenômeno que ocorre mundialmente, sendo caracterizada, neste caso, pela integração das economias mundiais. Nesse contexto, quando um país - relevante economicamente para o mundo - passa por dificuldades econômicas que apontam para uma recessão, coloca em risco a estabilidade econômica de outros países, dando origem a uma crise mundial sem precedentes. Isso tem levado alguns especialistas a afirmarem que as teorias econômicas atuais estão em decadência, sendo necessárias novas teorias que tragam mais estabilidade e segurança para todas as nações mundiais.

Nesse contexto, tendo em vista a instabilidade econômica que atinge o mundo atualmente, fica evidente, à luz das profecias bíblicas, que o mundo está sendo preparado para o reino do Anticristo, que apresentará a solução – ainda que temporariamente – para as questões econômicas que afetam o mundo pós-moderno. Dessa forma, o Anticristo se tornará notável pelo novo modelo econômico que imporá ao mundo, por meio do qual controlará as pessoas, transmitindo-lhes segurança e sendo por elas adorado: “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (Apocalipse 13. 16-18).

2. A propagação do materialismo

Nos dias atuais, vivemos um período de crescente materialismo. É possível constatar que o materialismo está presente praticamente em todas as atividades humanas: na música, nas artes, no entretenimento, nos esportes, nos filmes e até mesmo na religião. A essência do materialismo não é apenas negar a existência do Deus único e verdadeiro, mas fazer com que as pessoas vivam como se ele não existisse, ou seja, a seu bel prazer. Por essa razão, em nossos dias, se promove tanto o homossexualismo, o lesbianismo, a infidelidade conjugal. Por essa razão, na atualidade, o amor ao dinheiro e a corrupção se tornaram práticas muito comuns em nossa sociedade. No meio cristão, vemos a frieza espiritual, a apostasia, a prática de uma vida cristã que não se orienta mais pela Palavra de Deus, mas por padrões mundanos. Em outras palavras, estamos vivenciando “tempos trabalhosos” (2 Timóteo 3.1), nos quais o homem vive como se fosse um deus, sem considerar a vontade de Deus para sua vida.

Nesse contexto, o materialismo passa a ser um instrumento satânico que preparará a humanidade para o reino do Anticristo, pois nessa época os homens crerão mais nas coisas dos homens do que nas coisas de Deus e, assim, poderão aceitar os “sinais e prodígios de mentira” do Anticristo (2 Tessalonicenses 2.9) e se submeterem ao seu domínio.

3. O surgimento das redes sociais

Com o advento da internet e das tecnologias a ela associadas, presenciamos o surgimento das redes sociais e o impacto que elas têm causado na sociedade pós-moderna, de modo que as pessoas hoje vivem totalmente conectadas, fazendo das redes sócias seu principal meio de acesso à informação.

Em razão disso, o surgimento e propagação de notícias falsas – as famosas fake news -  tem sido uma prática comum nesse meio de comunicação, levando as pessoas a acreditarem na mentira cegamente, tendo suas mentes e seus pensamentos controlados por ideologias e interesses que circulam livremente nas redes.

Assim, é possível deduzir que as redes sociais serão a grande aposta do Anticristo durante o seu reinado nesta terra. Por meio delas, seduzirá as pessoas, controlando suas mentes e seus pensamentos para que creiam em suas mentiras e, por consequência, se afastem das verdades de Deus (2 Tessalonicenses 2.9,10).

4. A difusão da cultura da celebridade

Atualmente, também presenciamos, como resultado do surgimento da internet,  um fenômeno que denominamos de “a cultura da celebridade”. Esse fenômeno se espalha diante de nossos olhos e nos faz ver que, graças às redes sociais, uma pessoa simples pode se tornar uma celebridade nacional ou internacionalmente conhecida, tendo milhares de seguidores para satisfazer o seu ego. Percebamos que esse fenômeno não se restringe apenas a nossa sociedade brasileira, mas é de alcance mundial, pois está presente praticamente em todo o mundo.

Desse modo, a cultura da celebridade, que presenciamos na atualidade, torna-se um forte instrumento satânico, que dele se utilizará para preparar a humanidade para o reino do Anticristo, ou melhor, para a adoração ao Anticristo que, em razão de sua inteligência e seus feitos, se tornará a maior celebridade de sua época, sendo seguido e adorado por muitos, conforme nos mostra o texto bíblico: “Também adoraram a besta, dizendo: — Quem é semelhante à besta? Quem pode lutar contra ela? (Apocalipse 13.4).

Portanto, precisamos, enquanto seguidores de Cristo, estar atentos a esses acontecimentos, pois eles nos mostram o quanto está próximo o fim dos tempos, e o quanto está próxima a vinda de Jesus para arrebatar a sua Igreja. Maranata! A Bíblia ainda fala!

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato