A bênção da justificação

 


“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” 
(Romanos 5.1).

A Bíblia fala que Deus, o supremo Juiz, nos considera justos, ou seja, sem nenhuma culpa diante dele, apesar de sermos pecadores. Essa bênção maravilhosa e sem igual, presente nas páginas bíblicas do Novo Testamento, é conhecida como “A doutrina da justificação” e afeta positivamente a nossa vida cristã. Ela é fruto do amor e da graça de Deus por termos crido em Jesus, aceitando-o como nosso Salvador (Romanos 3.28). Neste post, de forma sucinta, vamos mostrar os benefícios que a justificação traz à vida cristã.

1. A justificação nos deixa em paz com Deus

O ser humano, em face de seus pecados, está em constante conflito com Deus (Isaías 59.2). No entanto, ao aceitar Jesus como seu Salvador pessoal, esse conflito cessa e ele passa a ter paz com o seu Criador, como nos diz o texto sagrado: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1). Assim, por meio da justificação em Jesus, o ser humano alcança a paz tão almejada, ou seja, a paz entre ele e o seu Criador, vivendo como justo diante dele. A justificação, portanto, atua no sentido de melhorar o nosso relacionamento com Deus, que passa a nos ver como justos diante de seus olhos.

2. A justificação nos isenta de toda acusação diante de Deus

No mundo contemporâneo, presenciamos constantes acusações entre as pessoas. Muitos crentes em Cristo também são acusados pela vida que antes viviam, ou seja, sem Deus e fazendo o que seus corações determinavam. No mundo espiritual não é diferente, pois o Diabo também nos acusa diante de Deus (Apocalipse 12.10). Entretanto, nenhuma dessas acusações, seja no mundo material seja no mundo espiritual, tem validade diante de Deus, como nos ensina o texto sagrado: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica” (Romanos 8.33). Dessa forma, por meio da justificação em Jesus, podemos ter plena certeza de que as acusações que nos são feitas não têm validade diante de Deus, nosso justificador. A justificação, portanto, nos brinda das acusações, possibilitando que vivamos como escolhidos do Senhor.

3. A justificação nos livra da ira de Deus

A Bíblia nos ensina que, em um futuro bem próximo, Deus derramará de sua ira sobre a terra. Esse período é conhecido como a Grande Tribulação, e será marcado por grandes sofrimentos que sobrevirão à humanidade. Todavia, os salvos em Cristo não passarão por esse período, como nos diz o texto sagrado: “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5.9). Com isso, por meio da justificação em Jesus, temos a garantia, da parte de Deus, de que não sofreremos as consequências de sua ira, mas dela seremos preservados. A justificação, portanto, é a garantia do livramento que Deus dará à sua Igreja durante a Grande Tribulação, arrebatando-a antes mesmo desse evento se iniciar (1 Tessalonicenses 4.17).

Portanto, a justificação é uma grande bênção que Deus nos oferta por meio de Jesus, sendo o resultado de seu imenso amor por nós. Ela nos proporciona vários benefícios que nos permitem viver uma vida cristã abundante na presença de Deus. A Bíblia ainda fala!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato