Como o crente deve lidar com o medo?

 


“Não tema, porque eu estou com você”

(Isaías 41.10)

A Bíblia fala sobre o medo, mostrando como ele pode afetar a vida das pessoas, inclusive dos que creem em Cristo. Segundo os ensinamentos das Escrituras, no nosso dia a dia podemos nos deparar com situações que nos causam medo, como ocorreu com Josué ao introduzir o povo de Deus na Terra Prometida (Josué 1.1-9) e com os seguidores de Cristo diante da tempestade (Marcos 4.35-41). No entanto, não podemos nos deixar dominar por ele, aponto de ficarmos paralisados. Como filhos de Deus, podemos encontrar conforto, coragem e esperança na sua Palavra e na sua presença. Neste post, apresentamos três sugestões para o crente lidar com o medo no seu dia a dia.

1. Precisamos compreender que Deus está conosco para nos fazer superar o medo, como nos ensina a sua Palavra: “Não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça” (Isaías 41.10). Assim, quando o medo nos cercar e tentar se apoderar de nós, essa promessa bíblica deve estar presente em nossa mente, nos fazendo compreender que Deus é nossa fortaleza. Ele é a nossa segurança em tempos de medo e incerteza.

2. Precisamos compreender que Deus nos deu do seu Espírito Santo para superarmos o medo, como nos diz o texto sagrado: “Porque Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder, de amor e de moderação" (2 Timóteo 1:7). Desse modo, o Espírito Santo atua em nosso coração, nos fazendo acreditar que podemos superar o medo em nossa vida. Além disso, ele faz brotar em nós o seu fruto (Gálatas 5.22), de modo que possamos ter domínio próprio para superarmos o medo na nossa vida cotidiana.

3. Precisamos compreender que a fé é uma aliada nossa em relação ao medo. Assim, podemos trocar o medo pela confiança em Deus, como nos encoraja o salmista: “Quando eu ficar com medo, hei de confiar em ti” (Salmos 56.3). Então, em vez de permitir que o medo controle nossas emoções, devemos nos voltar para Deus e confiar em sua soberania. A confiança em Deus é a chave para vencermos o medo, compreendendo que, em qualquer circunstância, a sua vontade é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2).

Portanto, o medo pode ser uma realidade na vida daqueles que creem em Jesus. No entanto, seguindo as orientações divinas presentes na Palavra Sagrada, podemos lidar com o medo de modo firme e constante, superando-o e desfrutando das bênçãos do Senhor em nossa vida diária. A Bíblia ainda fala!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato