O que aprendemos com a luta de Jacó com Deus?

 


“Jacó ficou sozinho, e um homem lutava com ele, até o romper do dia”

(Gênesis 32.24)

A Bíblia fala que Jacó lutou com Deus ao retornar para a terra de Canaã, depois de vários anos morando com seu tio Labão em Padã-Harã. Enquanto esteve com seu tio, Jacó constituiu família e adquiriu muitas posses, sendo grandemente abençoado por Deus durante esse período. De volta à terra de seus pais, o patriarca precisava encontrar o seu irmão Esaú e com ele fazer as pazes, por tê-lo enganado antes, quando ainda era solteiro e disputava com ele a bênção da primogenitura de seu pai Isaque (Gênesis 27.30-46). Antes desse encontro, com muito temor em seu coração por acreditar que Esaú poderia se vingar, matando toda a sua família e se apoderando de seus bens, Jacó se isola para ter um momento a sós com Deus. Nas proximidades do rio Jaboque, o patriarca passou a noite lutando com um homem, que mais tarde foi revelado como sendo o próprio Deus (Gênesis 32.22-32). Neste post, apresentamos três lições que extraímos desse evento singular

1. A luta de Jacó com Deus nos faz compreender que precisamos da bênção do Senhor em nossa vida cotidiana, sobretudo quando nos deparamos com situações nas quais o temor se apossa de nosso coração e tememos, por nós e nossa família, como aconteceu com Jacó. Em face disso, o patriarca, em sua luta com o Criador, persistia com ele, declarando: "Eu não o deixarei ir, se você não me abençoar" (Gênesis 32. 26). Desse modo, a bênção de Deus tornou-se essencial para Jacó, principalmente nesse momento de temor e angústia que ele estava vivenciando em sua vida, achando que poderia ser vítima de um irmão irado e disposto a se vingar pelo que lhe acontecera antes. Assim, ter a certeza da bênção de Deus em sua vida seria para Jacó não somente uma questão de segurança e livramento, mas também de transformação profunda em seu ser.

2. A luta de Jacó com Deus nos faz compreender que, quando temos um verdadeiro encontro com o Senhor, somos por ele transformados. O texto sagrado enfatiza: “Então o homem perguntou: Como você se chama? Ele respondeu: Jacó. Então disse: Seu nome não será mais Jacó, e sim Israel, pois você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu” (Gênesis 32.27-28). Ao mudar o nome de Jacó, Deus revela a mudança de seu caráter. Assim, de “enganador”, Jacó passou a ser Israel, isto é, “aquele que luta com Deus”, numa evidente transformação de caráter, algo que somente Deus pode fazer no ser humano.

3. A luta de Jacó com Deus nos faz compreender que, quando nos relacionamos verdadeiramente com o Senhor, ele “toca” em nossos corações e nos “marca”, não com uma lesão em nossa coxa, mas com a transformação do nosso coração, fazendo-nos uma nova criatura em Cristo (2 Coríntios 5.17), selando-nos com o seu Espírito Santo (Efésios 4.30) e colocando as suas leis em nosso ser (Hebreus 10.16). Assim, ele deixa em nós a marca de sua graça e poder, fazendo-nos parecer com o seu Filho Jesus, para a glória e louvor do seu nome.

Portanto, aprendemos com essa luta de Jacó com Deus que nunca devemos desistir de buscar a Deus, confiar nele e permitir que ele, pelo seu Espírito Santo, transforme nossa vida para sempre. A Bíblia ainda fala!

 

1 Comentários

  1. Boa tarde estou muito feliz,e agradeço muito a Deus pela sua vida de todos encanadores do Evangelho de Jesus Cristo e muito obrigado

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato